Gostou do artigo? Compartilhe!

Hiperidrose

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Caracteriza-se pela presença de suores (sudorese) excessiva. Pode ser primária, que é o tipo mais comum, afetando em geral a região de palmas e plantas dos pés e/ou axilas ou pode ser do tipo secundária, que é devida a uma condição subjacente (p. ex., síndrome genética, infecção, tumor) ou medicação, e pode ser localizada ou generalizada. Homens e mulheres de todas as raças são igualmente afetados e um histórico familiar pode ser obtido de 60% a 80% dos pacientes com hiperidrose primária.

Para tratamento da hiperidrose é importante diferenciar se ela é do tipo primária ou secundária para escolhe-se as opções terapêuticas, que são inúmeras, indo desde afastar medicações que podem está piorando a hiperidrose, tratamentos com produtos manipulados, uso de toxina botulínica para alguns tipos de hiperidrose e métodos cirúrgicos, como a simpatectomia.

Hiperidrose é ocasionado por emoção ou estresse?

Emoção ou estresse intensos podem provocar sudorese em qualquer pessoa, mas devemos lembrar que a hiperidrose é uma condição de produção excessiva de suor.

Autor

Dr Antonio Flavio Queiroz de Oliveira

Dr Antonio Flavio Queiroz de Oliveira

Dermatologista

Graduação em Médicina no(a) UFC.