Gostou do artigo? Compartilhe!

Hiperidrose

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Caracteriza-se pela presença de suores (sudorese) excessiva. Pode ser primária, que é o tipo mais comum, afetando em geral a região de palmas e plantas dos pés e/ou axilas ou pode ser do tipo secundária, que é devida a uma condição subjacente (p. ex., síndrome genética, infecção, tumor) ou medicação, e pode ser localizada ou generalizada. Homens e mulheres de todas as raças são igualmente afetados e um histórico familiar pode ser obtido de 60% a 80% dos pacientes com hiperidrose primária.

Para tratamento da hiperidrose é importante diferenciar se ela é do tipo primária ou secundária para escolhe-se as opções terapêuticas, que são inúmeras, indo desde afastar medicações que podem está piorando a hiperidrose, tratamentos com produtos manipulados, uso de toxina botulínica para alguns tipos de hiperidrose e métodos cirúrgicos, como a simpatectomia.

Hiperidrose é ocasionado por emoção ou estresse?

Emoção ou estresse intensos podem provocar sudorese em qualquer pessoa, mas devemos lembrar que a hiperidrose é uma condição de produção excessiva de suor.

Autor

Dr Antonio Flavio Queiroz de Oliveira

Dr Antonio Flavio Queiroz de Oliveira

Dermatologista

Mestrado em Mestrado em Ciências da Saúde no(a) UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA.